Não é de hoje
que as pessoas adoram se vestir bem. Sendo assim, empreendimentos lojistas
ligados a vestuário tendem a crescer e a se manter no mercado. Entre estes, os calçados
se apresentam forte nesta estatística
de busca do consumidor e vêm como complemento neste leque de variedades que
supre as necessidades básicas do vestuário. Neste contexto, montar uma loja
de calçados pode ser uma ótima opção.
Perfil de um empreendedor lojista
Se você se
interessa por calçados, não só pela qualidade e conforto dos mesmos, mas também
pelas novas tendências, multimarcas e fornecedores dos calçados, você tem um
forte perfil para render lucros nesse ramo. E se além do perfil adequado, você
possui uma boa quantia em dinheiro para investir em um bom negócio? Não tenha
dúvidas que junto a um bom planejamento, você poderá ser o mais novo
proprietário de uma loja de calçados. Se você se enquadra na situação
descrita, montar uma loja de calçados é para você.
Estudo de Viabilidade de Mercado
- É importante saber que existem no
mercado três tipos de lojas de calçados; A loja de multimarcas é
aquela que oferece todo tipo de marca de sapatos aos clientes, a loja de franquias
é aquela que negocia apenas as de marcas exclusivas e a loja de fábrica
que oferece o produto da própria confecção.
- Escolhido o tipo de loja que mais lhe
agrada, tente associar o perfil da sua loja ao seu ponto de comércio. Ex:
Caso seu ponto comercial seja no centro da cidade, provavelmente a que
renderá mais será a loja de multimarcas. Já, se o seu ponto estiver em
bairro nobre, caberá a de franquias. Mas, se a loja estiver situada em
cidade ou ponto turístico, obviamente os calçados manufaturados ou
artesanais produzidos pelos nativos da região serão os mais procurados.
- Localize seus concorrentes e faça uma
visita como cliente. Análise o preço, a qualidade, as promoções. Pergunte
ao vendedor que tipo de calçado que eles vendem mais durante todo ano, não
só em estações sazonal onde ocorrem oscilações de procura da clientela.
- Avalie o serviço de vendas desde
abordagem a atenção do vendedor, mais higiene do local, climatização e
decoração. Procure nas vitrines e prateleiras se os calçados mais expostos
têm haver com a região. Ex: região quente, sandálias, se frio, botas e
calçados fechados.
texto extraido do negocio.com
Se você identificou
com as características de um empreendedor no ramo de calçados, é hora de
colocar o plano de negocio no papel, visitar feiras do setor, se preferir mais
dicas procure o Sebrae da sua região e entre em contato com a Marques Mobile Decor Planejados
para elaboração de um lay –out e projeto
especifico da sua loja;
Com experiência em
mobiliário, expositores e vitrine podemos estudar uma maneira eficiente para
montar sua loja, observando o estudo de circulação do cliente, elaboração de um
bom estoque, visualização de uma vitrine eficiente;
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